sábado, 25 de junho de 2011

SECOND DAY ... OTTAWAY, CANADÁ

No segundo dia em Ottaway estive visitando alguns lugares mas o que me chamou atenção foi a infraestrutura do transporte público da cidade. Apesar da cidade não possuir metrô o sistema de ônibus é bastante eficiente. As ruas possuem vias exclusivas para ônibus e os ônibus são melhor equipados para passar maior conforto aos passageiros.

Mas eu gostaria de destacar duas coisas:

A primeira que Ottawa possui uma grande rede de ciclovias, isso é maravilhoso e estimulante para a população local e para os turistas. Além é claro de incentivar a não poluição, menor quantidade de carros na rua e principalmente a saúde de todos. Como em diversas cidades, "modernas do mundo", Ottawa possui um sistema de aluguel de Bikes em toda a cidade. São pontos com diversas bikes espalhadas pela cidade onde você pode alugar ou devolver sua bike. Muito inteligente o sistema. Inclusive você pode baixar um apps para localizar qualquer ponto de aluguel em toda a cidade pelo celular. (confira no capital.bixi.com).


Outro projeto muito interessante e impressionante é o Ottawa's Light Rail. Novo sistema de trens em monotrilhos onde irá conectar toda a cidade. Pelo que eu li sobre o projeto, no site http://www.ottawalightrail.ca/en/, irá trazer maior desenvolvimento no transporte público da cidade, menor impacto ambiental e estimular a economia local com um transporte mais eficiente e barato. Detalhe ficará pronto em 2013, "mesmo"!!!




Porque nosso País não trata seriamente o nosso transporte público como estou vendo aqui? Estamos a beira de grandes eventos como Copa do Mundo e Olimpíadas e mesmo assim não existe vontade política e social para que as coisas evoluam. Acho que todo brasileiro deveria ver os grandes exemplos mundo a fora para exigir mais dos nossos governantes.

Nenhum comentário: