quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Google ajuda no combate da gripe

SENSACIONAL !!!! Como um entusiasta da engenharia da informação, gostaria de compartilhar com vocês o novo serviço da Google. Google Flu Trends ! Fica claro como poderemos desenvolver novos produtos e serviços de informação, baseado no conhecimento em rede.

Não parece que todo mundo em sua volta está gripado? Parece que isso pode ser verdade, e o Google tem os dados para provar isso. O gigante das buscas lançou na última terça-feira o Google Flu Trends, ferramenta que mostra a atividade estimada - e atualizada - em todos os 50 estados norte-americanos. Ela funciona combinando termos buscados no Google com dados do centro de prevenção e controle de doenças (CDC).

"Descobrimos que há uma relação muito próxima entre a frequência dessas buscas e o número de pessoas que experimentam sintomas típicos da gripe a cada semana", disseram Jeremy Ginsberg e Matt Mohebbi, engenheiros de software do Google, em um post em um blog. "Como resultado, podemos estimar quantas perssoas tem doenças como a gripe baseados nos termos das buscas diárias". 

O Flu Trends está em desenvolvimento desde o ano passado, quando engenheiros de programação conheçaram o time de prevenções do Google.org. "Decidimos focar em epidemias de doenças infecciosas, responsáveis por milhões de mortes no mundo inteiro a cada ano", escreveram Ginsberg e MOhebbi.

Por que não somente nos dados do CDC? De acordo com o Google, para detectar mais rápido.

"Acontece que os sistemas de inspeção de gripe tradicionais levam de uma a duas semanas para coletar e divulgar os dados. Os termos da busca do Google podem ser automaticamente contabilizados bastante rapidamente", divulgaram os engenheiros de software. "Ao deixar nossas estimativas disponíveis diariamente, o Google Flu Trends pode proporcionar um sistema de alerta precoce para epidemias da gripe". 

O Google compartilhou resultados preliminares de uma temporada de 2007 a 2008 da doença com a divisão de gripe do CDC. "Nós vimos que nossas estimativas baseadas em busca tinham uma correlação constantemente forte com os dados reais da inspeção do CDC". 

A empresa esclareceu que o projeto ainda é muito "experimental", mas que os dados relacionados à procura sobre gripe coletados serão anônimos. "O Flu Trends nunca poderá ser utilizado para identificar usuários porque nós nos baseamos em contas anônimas e agragadas de quão frequentemente a busca ocorre a cada semana", disse a companhia.

De acordo com os dados atuais do Flu Trends, a atividade nos EUA é "baixa" - em uma escala de mínima, baixa, moderada e intensa.



Nenhum comentário: