sábado, 9 de julho de 2011

Still in Canada...

Pessoal estou aqui no aeroporto internacional de Toronto, retornando para o Brasil e vejam o que achei na capa da "Four Four Two" do mês de Julho de 2011. Olhem o que já estão falando, do Futebol e Copa do Mundo no Brasil, aqui no exterior.

sábado, 2 de julho de 2011

NINTH DAY...INDO PARA TORONTO, CANADÁ

Estivemos ontem visitando o "Olimpc Park Montreal". Um pouco da história do foi esta olimpíada:

"Os Jogos Olímpicos de Montreal, no Canadá, realizados entre 17 de julho e 1 e agosto de 1976, com a participação de 6.804 atletas de 92 nações competindo em 21 esportes, foram os primeiro marcados por um grande boicote. Lideradas pela Republica do Congo, 26 nações africanas, o Iraque e a Guiana se recusaram a participar dos Jogos, em protesto pelo COI não suspender a Nova Zelândia, que havia autorizado sua seleção nacional de rugby excursionar pela África do Sul, que no momento se encontrava suspensa da comunidade internacional por causa do Apartheid, fazendo com que o nível de diversas provas do atletismo ficasse abaixo do esperado, já que os africanos dominavam essas provas.
A escolha de Montreal, que havia conquistado o direito de sediar os Jogos contra cidades importantes como Los Angeles e Moscou, não foi feliz no seu evento, apesar da boa organização e total segurança – reflexos dos ocorrido em Jogos de Munique em 1972.
Financeiramente os Jogos foram um fracasso, causando o maior prejuízo financeiro da história do evento até Atenas 2004. Totalizando mais de 2 bilhões de dólares americanos em dívidas, levando a cidade a demorar mais de 40 anos para conseguir quitar as dívidas relacionadas ao evento Seu ousado, caríssimo e problemático estádio olímpico até hoje permanece como um símbolo do fracasso desta edição."



Esse visita me fez avaliar um ponto, que de certa maneira me incomodava em minha visita a Montreal. Percebi que a cidade de Montreal é extremamente estruturada, muito forte culturalmente, porém existia um ar de abandono em toda cidade. Claro que toda cidade com mais de 2 milhões de pessoais sofre, em todo o mundo, de alguns problemas, como certa sujeira, pichações, etc. Porém o que eu encontrei em Montreal foi uma cidade em atual reformulação, principalmente pública.

Ao visitar o parque olímpico as respostas começaram a vir. A cidade sofreu com a má gestão desta olimpíada e tendo impacto direto na sua economia. Tanto que até então sua economia era maior que a da cidade concorrente, Toronto. Hoje Toronto tem uma economia maior e mais representativa que Montreal.

A mensagem que fica é: "Brasil tome cuidado". Existem exemplos claros como grandes eventos podem ajudar a desenvolver ou a afundar ainda mais sua economia refletindo em todos os aspectos sociais, etc.

(Obs.: Estou escrevendo este texto, on-line, a bordo de trem a caminho de Niagara Falls. Como foram acabar com este transporte, tão prático, eficiente e barato no nosso País? Fazemos sempre ao contrário que no resto do mundo já fez e deu certo.)