Oi pessoal!!!
Entre diversos problemas sociais, educacionais, estruturais e principalmente políticos que temos neste País, existem algumas decisões positivas, apesar de isoladas, que temos que divulgar, principalmente quando esta decisão tem um grande impacto para nossa sociedade. Agora em BH todos os estabelecimentos terão que estar dentro da lei que proíbe o uso de sacolas plásticas. Não gosto de política e de ser político, mas este projeto de lei é uma iniciativa do vereador Arnaldo Godoy (PT). Ele explica que, depois de ser procurado por ambientalistas, apresentou o projeto em 2007, com a proposta de um prazo de três anos para os comerciantes se adequarem. O prazo venceu no último dia 28. “As sacolas de plástico de polietileno demoram de 300 a 400 anos para se decompor. Já as biodegradáveis levam 18 anos. Teremos multas de R$ 1.000, depois a multa aumenta e o comerciante pode até perder o alvará de funcionamento se não seguir a lei”, conta ele.
Como sempre existem diversas divergências sobre o assunto, mas de uma forma prática, começamos a perceber a diferença na postura e conciência ambiental das pessoas. Particulamente gosto muito da proposta, inclusive já adotei não só o uso de sacolas retornáveis, mas o uso de sacos de lixo biodegráveis na minha residência.
Tenho certaza que o impacto direto desta iniciativa irá promover acima de tudo uma nova cultura de reutilização e redução do uso do plastico.
Nossa sociedade e todo o planeta agradece. Que BH sirva de exemplo para todo o País.