domingo, 18 de julho de 2010

Sites de compras coletivas viram febre na web

Oi pessoal!

Venho acompanhando, no curto prazo de tempo, o forte crescimento dos sites de compras coletivas. Confiram mais informação na reportagem do Estado de Minas abaixo:

Febre na internet, os sites de compras coletivas arrebanham cada vez mais adeptos, com descontos que podem chegar a 98% do valor do produto anunciado. Precursor do modelo de negócio no Brasil, o Peixe Urbano já comemora mais de 1 milhão de usuários cadastrados em 11 cidades onde está presente. No ar desde março, o site planeja levar descontos de, no mínimo, 50% a 30% dos municípios nos próximos dois meses. “A princípio, nosso foco era aumentar a base de usuários, mas hoje estamos determinados a aumentar a base geográfica de atuação”, afirma Júlio Vasconcellos, diretor geral do Peixe Urbano.

Em apenas cinco meses, o site já proporcionou mais de R$ 20 milhões em economia para os usuários. “Recebemos cerca de 400 e-mails por dia de parceiros que querem anunciar ofertas no site. Em todas as cidades, há uma fila de espera de cerca de dois meses, sendo que, em São Paulo e Rio de Janeiro, chega a seis meses”, afirma. Na onda do Peixe Urbano, mais de 20 sites de compras coletivas dividem a preferência do consumidor. O modelo é o mesmo: os descontos são anunciados e, para que possam valer nos estabelecimentos comerciais participantes, um número mínimo de cupons deve ser vendido, por isso o conceito de compras em grupo.

Para Marcelo Macedo, presidente do ClickOn, o boom de um dos modelos de negócio mais promissores no Brasil e no mundo atualmente só está começando. “A nossa impressão é de que vão entrar ainda mais players neste mercado. Daqui 60 dias, devem chegar a 30 ou 40 sites, o dobro do que existe hoje”, calcula. Segundo o empresário, o processo de segmentação também pode ser uma saída para se destacar. “Hoje, já existe compra coletiva para medicamentos”, afirma. Há sites que se dedicam apenas a ofertas de bares e restaurantes e até serviços para saúde e bem-estar.

A capacidade de capilaridade do negócio, como já planeja o Peixe Urbano, também deve ser fator determinante para sobrevivência neste mercado. “A grande briga está em ganho de escala. Hoje, temos todo o nosso custo de operação dividido em 13 cidades. Se tiver um site focado em uma única região, vai perder em poder de negociação. Com uma base maior de usuários, as operações ficam mais baratas”, afirma Pedro Guimarães, sócio-diretor do site Imperdível, inaugurado em BH em 3 de agosto. Ele acrescenta que o mercado de compras coletivas deve sofrer uma acomodação e ser dominado por três a cinco grandes sites no futuro.

Quem também acaba de desembarcar na capital mineira é o ClubeUrbano, site do grupo americano Groupon, que inaugurou o modelo de negócio nos EUA há dois anos. Presente em mais de 20 países, o Groupon já está em 12 cidades brasileiras e deve chegar até o fim do ano com 40 municípios atendidos. “Estamos no ar desde junho e já somos o 5º país em faturamento do grupo”, afirma Daniel Funis, da área de marketing do Clube Urbano.

Diante da disputa entre os sites, quem sai ganhando é o consumidor. “Monitoramos o concorrente e ajustamos a nossa estratégia com preços mais competitivos para atrair o cliente”, afirma Sérgio Oliveira, sócio do CityBest. O resultado são descontos cada vez melhores. “Isso ocorre também pela educação do comércio, que sabe que ofertas mais atrativas vendem mais”, acrescenta Oliveira.

De olho no crescimento das páginas de internet dedicadas à ofertas, surgem também os sites que concentram todos os concorrentes em um mesmo lugar. No Zipme, em funcionamento desde 1º de julho, é possível visualizar todas as ofertas em andamento. “A ideia surgiu quando olhamos o cenário do consumidor, que está cada vez mais interessado, e dos novos players que não têm onde divulgar, no princípio”, explica um dos sócios-fundadores do site, Guilherme Wroclawski. Assim como o Zipme, outros seguem o mesmo modelo, como é o caso do ValeJunto.

Onde comprar seu desconto?

. Peixe Urbano - www.peixeurbano.com.br
. ClickOn - www.clickon.com.br
. CityBest - www.citybest.com.br
. Imperdível - www.imperdivel.com.br
. ClubeUrbano - www.clubeurbano.com.br
. Zipme - www.zipme.com.br

Do Estado de Minas